segunda-feira, 21 de maio de 2012

BOLO DE FRUTAS ( bolo da laranja picadinha incrementado)
Sabe aquela receita de bolo Inglês feito com laranja picadinha???
Ah! eu achei a ideia muito boa pq é uma massa gostosa e prática de fazer porque é batida no liquidificador, logo, quis experimentar fazer ela incrementando com frutas secas e uva passas e para dar certo acrescentei alguns ingredientes a mais para que ficasse do meu jeito e ficou uma DELÍCIA!!!
Ingredientes:  4 ovos - 1/2 xícara (chá) de óleo  -  2 xícaras (chá) de açúcar  -  2 colheres (sopa) manteiga  -  1 laranja picadinha (tire as sementes)  -  1 e 1/2 xícaras (chá) de suco de laranja  -  2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo  -  1/2 xícara (chá) de maizena  -  1 pitadinha de sal  -  1 colher (sopa) de fermento em pó  -  1/2 xícara (chá) de uvas passas sem sementes  -  1 xícara (chá) de frutas secas (cristalizadas cortadas pequeno tipo para panetone)  - 2 colheres de conhaque  -  1 colher de farinha de trigo  -  1 colher (café) de canela em pó)
Para a Calda: 1 xícara (chá) de açúcar  -  1 colher (chá) de manteiga - 3 colheres (sopa) suco de limão  - 1 colher (sopa) de raspas de limão.
Modo de Preparo: Unte uma forma para bolo, no meu caso usei uma de buraco no meio (24 cm de diametro) o bolo ficou alto.
Organize os ingredientes da seguinte forma:  Antes de tudo misture numa vasilha as frutas picadinhas com as uvas passas e regue com o conhaque.
Peneire a farinha, a maizena o sal e o fermento numa bacia e reserve.
Coloque no liquidificador a laranja picadinha, o açúcar os ovos, óleo e bata até que fique um creme, depois adicione a manteiga, o suco de laranja e a mistura de farinha, maizena, sal, fermento bem lentamente até que fique uma massa consistente, desligue o liquidificador. Pulverize a colher de farinha de trigo e canela sobre a mistura de frutas cristalizadas e misture à massa levemente usando um pão duro ou uma colher. Despeje a massa numa forma untada e leve ao forno pré-aquecido + ou - 180 graus por cerca de uns 35 a 45 minutos. 
Depois de assado, prepare a calda, misture os ingredientes numa panela pequena e leve ao fogo baixo, deixe ferver cerca de uns 5 minutos para que fique uma calda e despeje sobre o bolo (eu dei uma furadinha com um garfo na superfície do bolo para que a calda penetrasse melhor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! é muito bom ter você aqui no meu cantinho, deixe seu e-mail ou endereço de seu Blog para que eu possa retribuir sua visita. bjs